sexta-feira, 19 de março de 2010

ECOVIA: UM BEM OU UM MAL?

O início do tão falando e esperado desenvolvimento socioeconômico da região litorânea do norte da capital já pode ser discutido entre os maceioenses. Uma nova opção para a população da parte alta da cidade e litorânea foi anunciada no começo deste mês. No dia 2 de março, a Prefeitura de Maceió decretou no Diário Oficial Municipal (DOM) a implementação da Ecovia Norte.

O projeto do novo corredor de transporte é extenso. Com seis quilômetros, a via irá ligar a parte alta da cidade com o bairro de Guaxuma, facilitando o deslocamento e desafogando o trânsito em grandes avenidas que hoje estão saturadas, – como a Via Expressa e a Avenida Fernandes Lima – deixando mais fluente e menos estressante dirigir por Maceió.

O nome Ecovia foi dado pelo fato da obra ser realizada em uma região pouco habitada e bastante verde. A obra está orçada em R$ 24 milhões – sendo R$ 22 milhões em recursos federais -, e uma contrapartida de dois milhões da prefeitura. Além da via principal, haverá uma interligação de quatro corredores secundários: Benedito Bentes – Antares; Benedito Bentes – Conjunto José Tenório; Jacarecica - São Jorge e Benedito Bentes – Riacho Doce.



O secretário de Planejamento do município, Márzio Delmoni, afirma que esses investimentos sempre dão algo mais para a cidade. “O projeto irá beneficiar a população como um todo, terão mais uma opção de deslocamento. É o cumprimento de um Plano Diretor que temos seguido desde 2005. O local onde será executada a obra, sempre foi visto como o ápice do crescimento da área de Guaxuma, e consequentemente será valorizado, desta forma, vários empreendimentos deverão acontecer junto com o crescimento do turismo”, diz o secretário.

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Mas, para quem pensa que ações como essa só vão trazer benefícios, está enganado. Toda obra feita, mesmo que bem planejada, sempre irá provocar prejuízos ambientais – por mínimos que sejam. Independente da importância que a melhoria tenha para a população, os possíveis malefícios podem ficar ainda maiores a longo prazo se não for feito um trabalho completo.

Com a urbanização da área, prejuízos ambientais são inevitáveis. O ambientalista e ainda morador do bairro de Guaxuma, Anivaldo Miranda, alerta para os problemas futuros que podem acontecer, tudo isso devido aos interesses políticos e econômicos (imobiliários). “É preciso realizar um estudo extremamente criterioso antes de fazer uma ocupação massiva. É óbvio que uma via dessa vai facilitar a vida de muita gente, como por exemplo, diminuir o gasto de combustível e economizar tempo das pessoas, inclusive o meu. Mas não se pode esquecer que um dos interesses pela obra é a chamada busca pelo ‘ouro imobiliário’, um dos pilares que movimentam nossa economia”, alerta o ambientalista.

Segundo Anivaldo, o turismo também pode ser prejudicado com isso, pois ninguém vem a Maceió para ver pistas construídas, e sim belezas naturais, como o acervo dos coqueirais que certamente serão devastados para chegada de novos conjuntos, prédios, grandes empresas e outras vias.

Ele ainda reclama do modo de análise para obter o licenciamento da obra. “O processo licitatório para liberar a obra é meio incoerente, ou seja, é o próprio município (através da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente - Sempma) que realiza o processo para a mesma instituição. Desta forma, nunca vão existir problemas ambientais para impedir a execução das obras. E depois que a obra for feita, ninguém saberá se realmente aquele trabalho poderia ser feito ou não”, analisa Anivaldo.

Para poder ter a licença da obra, a Sempma teve que realizar audiências com a população para democratizar o projeto. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, o relatório de análise foi concluído e nenhuma possibilidade de grandes riscos ambientais foi encontrada. Ele ainda explica que o planejamento da Ecovia tem preocupação ambiental sim. “A vegetação do local é bem popular (contendo segundo ele, somente pastagem e cana de açúcar) e não sofre de problema de extinção. Fizemos audiências com técnicos e pessoas da população para explicar a mudança e tentar implantar alterações. Há um respeito ambiental muito grande da secretaria. O projeto também vai conter paisagismo, como canteiros centrais ajardinados, arborização do entorno, calçadas verdes e uma série de ideias que não implicam em aumento de custos econômicos”. Um ponto a se levar em consideração, é que não houve uma divulgação conjunta da mídia, e muitas pessoas não se lembram das audiências públicas citadas pelo secretário.

“Todos esses cuidados objetivam proporcionar conforto aos usuários, traduzido nos aspectos mais diversos, inclusive, naqueles mais diretamente relacionados ao meio ambiente como poluição visual, temperatura, sensação térmica, ar puro, contemplação”, conclui Ricardo Ramalho.

EMPREENDEDORISMO EQUILIBRADO

A área do litoral norte sempre foi bem vista pelo setor imobiliário. Com a notícia da construção da Ecovia, a procura para novos empreendimentos deve começar a aparecer com frequência. É só uma questão de tempo. A iniciativa agradou boa parte dos empresários do setor. Eles comemoram que graças ao Plano Diretor, novos interesses começarão a surgir, ampliando a área de expansão imobiliária de Maceió.

O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-Al) e empresário, Jubson Uchôa, admite que novas expectativas para investimentos deverão aparecer, mas atualmente o setor prefere esperar mais um pouco, até a obra ser concluída, pois pretende estudar meios de como utilizar o espaço sem afetar tanto o meio ambiente. “Foi uma boa notícia, a parte norte litorânea é um local que tende a crescer, mas devido a infraestrutura do local, como é uma área muito verde esperamos mais facilidades de instalar novos empreendimentos. As áreas de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, estão ficando saturadas e temos que encontrar novos locais”, comemorou, cautelosamente, o empresário.

Perguntado sobre as preocupações ambientais que a associação tem, Uchôa demostrou equilíbrio. “Claro que temos preocupação. Nenhum cliente gostaria de se alojar em um local onde não tem beleza natural. Maceió precisa se destacar por isso. Mas também tem as questões de nos preocuparmos com o bem ecológico. Então é necessário ter equilíbrio e senso entre os dois lados: existe a preocupação com o a construção e com o cliente”, explica o presidente da Ademi.

O INÍCO DA OBRA

Os trabalhos ainda não foram iniciados, para isso, os projetos estão sendo analisados na Caixa Econômica Federal (CEF). A expectativa para começar, é assim que a Caixa liberar a os recursos. O secretário de Planejamento, Márzio Delmoni, espera que essa liberação aconteça ainda no final deste mês de março, para que a ordem de serviço aconteça no início de abril, juntamente com as obras.

2 comentários:

  1. A "ecovia", no final, quase nada tem de "eco" - apenas o nome, mesmo.
    É inegável que a abertura de uma nova via para desafogar o trânsito maceioense, que é caótico, é uma idéia de certo modo bem-vinda!
    Mas, além do fator turístico apontado, também preocupa a crescenmte frota de carros que surge em Maceió - que em poucos anos também tornará as novas vias intransitáveis e trará a necessidade de outra e outra.
    Para mim, seria o caso de fazer um esforço conjunto - pensar o tráfego ao abrir opções de fluxo; pensar o crescimento urbano impondo regras mais rígidas de locais e de construções e uso do solo; pensar o transporte público como alternativa viável e saudável para a população, cobrando das empresas serviços de qualidade por preços acessíveis à população e condizentes com os trechos atendidos.

    ResponderExcluir
  2. O nome Ecovia quer dizer que uma obra "tenta" se enquadrar nas leis ambientais para ser construida com o menos impacto possivel.
    Nao existe evolucao sem perda, Darwin jah disse, soh existe quem evolui, quem nao evolui se extingue.
    O q temos q fazer (estamos fazendo mas deveriamos ter feito muito antes) eh criar e construir com menos impacto possivel e de forma sustentavel.

    Depois passa no meu blog!
    http://artculando.wordpress.com
    =)

    ResponderExcluir