terça-feira, 22 de setembro de 2009

Educação e Saúde, o grande problema dos governos


Começo o texto afirmando que se tratando de educação e saúde, acho muito difícil, ou praticamente impossível de acontecer, que um governo executivo consiga tirar elogios da maioria de sua população. Portanto todo trabalho feito por qualquer administração executiva nunca vai ter 100% de aprovação pelo povo, mas um bom trabalho tem uma aprovação considerada satisfatória.

Esses são os principais problemas sociais que atinge a grande parte da população, e ao mesmo tempo interessam a todas as pessoas que se preocupam com o futuro da nação. Então se um governo não mostrar interesse nesses dois temas, com certeza estará dando um grande passo para sua decadência.

Acontece na maioria das vezes, de governantes concentrarem seus trabalhos na infraestrutura das cidades. Isso já pode ser considerada uma estratégia que na maioria das vezes é positiva dentro de uma sociedade alienada. O motivo para a preferência desse modelo de administração é por ser o mais fácil de trabalhar com o concreto do que o social.

Desenvolver melhorias como limpeza urbana, melhorias no trânsito, obras de infraestrutura, segurança pública e outras, exigi menos cautela do que trabalhar com a educação de pessoas - que é a solução para quase todos os problemas que passamos.

Afirmo isso tendo consciência e não querendo desvalorizar essas melhorias. Mas o que adianta termos elas, e continuarmos jogando lixo nas ruas, destruindo as praças, e se corrompendo humanamente. Enfim, são soluções temporárias.

Semanas atrás fui ao bairro do Benedito Bentes fazer um trabalho de fotografia. Entramos em um posto médico, inaugurado há poucas semanas. Queríamos somente fotos de atendimentos à população do local, mas infelizmente não conseguimos. A única coisa que encontramos foi uma recepcionista, enfermeira, e a estagiaria para atender a comunidade do bairro.

O que adianta construir, mas não utilizar como deve ser utilizado? Quanto será que foi gasto, ou melhor, o que não está sendo gasto nesse posto de saúde? Ou será que isso não passa de enfeite para servir como disfarce nos olhos de quem ali precisa. São ilusões criadas por nossos políticos para que pensemos que o progresso acontece.

Não estou julgando, mas acredito que em outras instituições públicas existem muitos servidores que não cumprem com suas determinadas obrigações. Uma verdadeira falta de educação com os outros e consigo mesmo (a educação novamente aparece como principal culpada).

Portanto se isso em nossas escolas, nossos jovens e principalmente em nossos adultos (que são os responsáveis por nossa formação humana) não mudar, infelizmente teremos que continuar só como meros planos que nunca vão a prática, e esse ciclo vicioso continuará sendo eterno. Então é importante que a sociedade brasileira tenha consciência e saiba discernir, se essas prioridades (adotadas por alguns de políticos) são realmente benéficas para o presente e futuro.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Preconceito inexistente? não existe.

Bem, para quem me conhece sabe que sou uma pessoa com poucos preconceitos. Mas acho que uma pessoa não sincera diria: “Eu sou uma pessoa sem preconceitos”. Agora vem a pergunta, será que isso existe? Uma pessoa pura, que não implicasse com ninguém, que seja a mesma para qualquer outra pessoa apesar de todas as diferenças, ajudando a qualquer um com todo prazer.

Eu acho que se existisse um ser humano com essas características, aquele ditado “nada é perfeito” já não seria mais expressado entre as pessoas. Por mais que a maioria dos seres deste planeta lute contra o preconceito, ele nunca irá acabar.

No fundo essas pessoas que se dizem não preconceituosas tem algo escondido dentro de si que se contradiz com algum jeito de se vestir, agir, falar, com a cor do próximo, a escolha sexual de outras, e várias características que uma pessoa possa ter.

A questão de gostar de algumas coisas e não de outras, já demonstra um indício de preconceito. Por mais que seja mínimo sempre vai existir um preconceito. Mas isso não quer dizer que pessoas que lutam contra isto são puros farsantes. Não, elas são de grande importância para conscientizar essa atual geração e ainda mais, uma futura geração. Então tentam minimizar esse sentido de ser preconceituoso, acaba facilitando uma melhor convivência entre os seres humanos. Mas por mínimo que seja sempre vai existir um preconceito.

Alguns de vocês podem concordar, outros podem discordar, mas o que eu espero aqui é primeiro de tudo sinceridade. Então isso é um pouco dos assuntos que pode ser debatido sobre o tema preconceito. Após a leitura, discordem ou concordem.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Política humana corrupta



Alagoas. Um estado onde a beleza de suas praias, suas variedades culinárias, seus pontos turísticos, que marcam a história do Brasil e o calor do alagoano em tempos festivos. Isso tudo chega impressionar qualquer ser humano. Mas o que também impressiona, e muito, é a triste conjuntura que nossa política está passando. Políticos que ao invés de estarem trabalhando para o povo tentando embelezar mais nosso estado, só o afunda cada vez mais. Mas isso não quer dizer que eles só trabalham para o mal.

Trabalham sim para um bem. Um bem individual que embeleza suas casas, com novos aparelhos domésticos, carros, novos trajes para assistirem mais um dia de sessão, e também no caso de quando forem tentar se reelegerem, irem muito bem arrumados para mostrarem a seus fieis e ”eterno eleitorado” que tem bom gosto – gastando o dinheiro público em coisas de qualidade -, e resumindo, aumentarem cada vez mais a grandeza de seus patrimônios.

Realmente, é de desanimar que ao saber que pessoas que confiamos – ou agora possamos dizer confiávamos, ou não? – não mostram o mínimo respeito pela raça humana e principalmente as pessoas que confiaram neles o seu voto para representarem o estado de Alagoas. Mais desanimador ainda é a lentidão do judiciário brasileiro em julgar essas pessoas que dizem serem homens de bem ou será de “Bens”. Alguns quando percebem que a situação não esta boa acabam apelando para a religião para tentar sensibilizar a sociedade que é um “enviado de Deus”, que está aqui só para fazer o Bem (ou novamente os bens). Já está mais que provado que pelo menos os 202 milhões de reais desviados da assembléia do estado de Alagoas pelos deputados afastados é um fato que realmente aconteceu.

Os movimentos sociais mostram que muitas das pessoas da sociedade, já mostram um avanço de consciência na retirada dessas pessoas que contribuem para um “desprogresso alagoano”. Sabemos que a justiça alagoana está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo, pena que o superior não contribui para que se tenha um fecho positivo e nunca visto entres os brasileiros (os dois poderes terem a mesma opinião sem nenhuma argumentação contraria).

Tudo bem que é preciso bastante cautela e estudo antes da palavra final, mas será que as provas já existentes e com toda essa movimentação de protestos da sociedade não ajudam no andamento desses processos? Então o que explica toda essa burocracia de apurações – que só vão rodar e rodar, levando tudo ao mesmo lugar, ou até continuar rodando - que nossa justiça faz. Será que toda essa demora para julgar esses deputados afastados, seria interesses de favores entre a justiça superior e os homens que formam nosso legislativo. Se for realmente isso, só existirá um jeito da sociedade alagoana conseguir se livrar deles. E o único jeito, é ter consciência na hora do voto.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Opinião do Ego - O prazer é todo meu!



Bem pessoal. Meu nome é Carlos Vinícius, sou estudante de jornalismo do Cesmac (Centro de Estudos Superiores de Maceió), e a partir de hoje começo meu blog. A criação do blog tem como objetivo para mim, expressar minhas opiniões sobre diversos assuntos que mexam com toda uma sociedade, tanto próxima quanto distante.

Com isso, a troca de experiências com outros blogueiros e internautas é fundamental para um estudante em formação. Pois através de vários debates, vamos discutir formando opiniões, revendo conceitos e discernindo sobres eles. Escrever bem é fundamental para qualquer jornalista , e isso é o que eu tento conquistar.

Acho que um blog é um modo revolucionário tecnológico e democrático de qualquer pessoa se expressar sobre qualquer tema, independente das contradições que haja. O nome do blog é Opinião do Ego foi uma criação minha, pois, como vocês podem ver, tem um significado de opinião pessoal como todo blog.

Então essa foi minha apresentação, e vai ser um prazer (pelo menos para mim) tentar debater diversos assuntos, tanto em blogs de outras pessoas como no meu. Sejam Bem Vindos !