terça-feira, 22 de setembro de 2009

Educação e Saúde, o grande problema dos governos


Começo o texto afirmando que se tratando de educação e saúde, acho muito difícil, ou praticamente impossível de acontecer, que um governo executivo consiga tirar elogios da maioria de sua população. Portanto todo trabalho feito por qualquer administração executiva nunca vai ter 100% de aprovação pelo povo, mas um bom trabalho tem uma aprovação considerada satisfatória.

Esses são os principais problemas sociais que atinge a grande parte da população, e ao mesmo tempo interessam a todas as pessoas que se preocupam com o futuro da nação. Então se um governo não mostrar interesse nesses dois temas, com certeza estará dando um grande passo para sua decadência.

Acontece na maioria das vezes, de governantes concentrarem seus trabalhos na infraestrutura das cidades. Isso já pode ser considerada uma estratégia que na maioria das vezes é positiva dentro de uma sociedade alienada. O motivo para a preferência desse modelo de administração é por ser o mais fácil de trabalhar com o concreto do que o social.

Desenvolver melhorias como limpeza urbana, melhorias no trânsito, obras de infraestrutura, segurança pública e outras, exigi menos cautela do que trabalhar com a educação de pessoas - que é a solução para quase todos os problemas que passamos.

Afirmo isso tendo consciência e não querendo desvalorizar essas melhorias. Mas o que adianta termos elas, e continuarmos jogando lixo nas ruas, destruindo as praças, e se corrompendo humanamente. Enfim, são soluções temporárias.

Semanas atrás fui ao bairro do Benedito Bentes fazer um trabalho de fotografia. Entramos em um posto médico, inaugurado há poucas semanas. Queríamos somente fotos de atendimentos à população do local, mas infelizmente não conseguimos. A única coisa que encontramos foi uma recepcionista, enfermeira, e a estagiaria para atender a comunidade do bairro.

O que adianta construir, mas não utilizar como deve ser utilizado? Quanto será que foi gasto, ou melhor, o que não está sendo gasto nesse posto de saúde? Ou será que isso não passa de enfeite para servir como disfarce nos olhos de quem ali precisa. São ilusões criadas por nossos políticos para que pensemos que o progresso acontece.

Não estou julgando, mas acredito que em outras instituições públicas existem muitos servidores que não cumprem com suas determinadas obrigações. Uma verdadeira falta de educação com os outros e consigo mesmo (a educação novamente aparece como principal culpada).

Portanto se isso em nossas escolas, nossos jovens e principalmente em nossos adultos (que são os responsáveis por nossa formação humana) não mudar, infelizmente teremos que continuar só como meros planos que nunca vão a prática, e esse ciclo vicioso continuará sendo eterno. Então é importante que a sociedade brasileira tenha consciência e saiba discernir, se essas prioridades (adotadas por alguns de políticos) são realmente benéficas para o presente e futuro.

5 comentários:

  1. Educação em primeiro lugar sempre! O problema é que se a gente ficar esperando que eles façam algo ai meu velho... FUD*U. A população precisa agir, se organizar e cobrar o que é nosso por direito.

    ResponderExcluir
  2. Menos rebeldia Thales por favor. Em relação a saude sabemos que o maior problema não é o investimento feito a ela prórpria, mas sabemos que se o investimento em saneamento é pouco, o maior vinculo a doenças são feitos a bairros que não tem saneamento básico, nisso desencadea sérios outros tipos de doenças com isso o investimento feito a saúde é pouco.
    Com relação a educação sabemos que ela é a base de tudo, mas com o sistema que hoje é empregado em nosso país fica muito dificil investir em educação, mas não só na educação escolar, como também em relação a mídia, a qualidade da tv aberta que não temos e outros fatores não citados. Mas sabemos que uma educação feita na base visando a longo prazo pode dar certo como deu em outros países como Coreia do Norte, do Sul, Holanda, dentre outros países, mas lembrando que o Brasil é um país de proporções continentais, ou seja tudo aqui é mais demorado e dificil.

    ResponderExcluir
  3. Rebeldia!!!!! Rebeldia!!!! Eu só fiz o comentário de propósito para ver a reação de dos outros comentários. huahuauhua
    É isso aí lio. Mas o foco que o vinicius faz ai é em relação aos políticos e como eles direcionam os investimentos para obras que são importantes, mas que deveria priorizar outras coisas.

    ResponderExcluir
  4. É o grande problema de visibilidade mesmo. Investir na educação não é tão "concreto" quanto em infra estrutura. mas se o investimento em educação não for feito... é como você já disse... vai ser um ciclo sem fim.

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com o Thales. A educação deve vir sempre em primeiro lugar. Mas isso também não impede que se invista conjuntamente com o saneamento básico ambiental - é pura medicina preventiva que ajuda a melhorar bastante.
    E EDUCAÇÃO AMBIENTAL para a população - afinal, de pouco adiantam melhorias, se não se está preparado para recebê-las/aproveitá-las.

    ResponderExcluir