domingo, 17 de janeiro de 2010

Nosso ciclo...destino...impossível de correr




Abre-se uma luz ao final do comprido túnel de escuridão que nem sei o que é. No local dessa forte claridade, vejo algo esquisito... Algo parecido com uma tarântula, sei lá... - Ahh!! Se eu conseguisse abrir meus olhos por inteiro, com toda certeza eu iria saber o que era. Segundos depois aquela coisa que eu mal conseguia enxergar toca meu corpo, me arrasta para fora do vazio escuro que até esse momento nunca tinha saído.

- Bem... Agora posso enxergar melhor. Ainda muito embaçado, percebo que há outros de mim, e por sinal, alegres. Mas por que isso? Toda essa celebração por mim? O que eu fiz? Afinal eu não fiz nada, fizeram por mim.

Passei vários anos da minha vida com pessoas que aprendi a chamá-los de mainha e painho. Eles me ensinaram coisas como, por exemplo, não ser uma pessoa ruim, ajudar a quem precisa, e outras coisas que eles nomeavam o que é o certo e o errado, o que vai ser bom e ruim para mim. Aprendi o suficiente.

Hoje não interessa minha idade, se sou novo, velho, mas, dias atrás, essas duas pessoas foram embora para longe. Foi como se o ciclo deles aqui nesse local tivesse chegado ao fim. Dá um vazio. No começo, me senti desprotegido. Mas se aprendi tanta coisa com eles, porque será que estou tão triste assim?

Pode ter uma explicação para isso. Várias vezes minha mãe dizia que me amava. Certa vez parei, pensei um pouco nas palavras dela, fui ao dicionário e procurei o significado da palavra amor. “Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção extrema” foi isso que encontrei.

- Poxa! O dicionário não me disse muita coisa, mas depois que ela se foi, aprendi muito mais. Voltei no tempo, lembrando em câmera lenta, em flashes, todos os momentos, bons e ruis que passei, e sempre, painho e mainha estavam ao meu lado. Às vezes me pergunto, afinal se um dia eu também vou morrer, para que eles perderam seu tempo me ensinando tudo isso? Foi em vão?

Acho que não. O que eles tentaram me ensinar, foi exatamente saber viver. Para que em seguida, nos momentos de dificuldades, eu soubesse – graças a eles – contornar. Será que preciso ficar triste por saber que eles se foram? Por um lado sim, a saudade é cruel né? Mas devo agradecer a eles por me prepararem para essa primeira fase da vida, ensinando-me a tomar decisões. E daí em diante meu destino para outro ciclo me espera.

13 comentários:

  1. putz ne precisa comentar o texto. PERFEITO. Temos que saber aproveitar os momentos com nossos entes queridos pois nada é para sempre.

    ResponderExcluir
  2. Vinícius você conseguiu me emocionar com esse seu texto, temos que dar valor a tudo, aproveitar cada momento, pois tudo aqui e passageiro...

    Muito bom mesmo...Parabéns!

    Ass:IGOR CUNHA

    ResponderExcluir
  3. Parabens cara... =)
    Muit bom mesmo o texto!!

    ResponderExcluir
  4. Pousha Vini..
    Patabéns pelo DOM;
    Pq escrever td mundo escreve..
    Mas, qndo tocamos os outros com nossas palavras ai, ja passa a ser DOM ..
    Eh o dom de se expressar. (JORNALISTA!)
    Dom que consegue fazer com que os outros sintam o mesmo que vc, sem fazer nada .. só se abrindoo.. (L)

    Parabéns, mesmoo.. (L)

    Naum vô shorarr (yn)

    Só na sua formaturaa, pq tô ligado q vc vai ser o orador .. ;)
    beijoo

    Emilly Duarte!

    ResponderExcluir
  5. Temos que aproveitar cada minuto que temos com nossos pais. Porque eles são tudo para nós! Nossa base, nosso porto seguro...

    http://cerebro-musical.blogspot.com
    Buscando parceiros...!¹²³

    ResponderExcluir
  6. Que lindo seu texto!
    O que você disse é bem verdade. Os pais nos protegem e tentam passar pra nós o que a vida ensinou a eles, para que saibamos enfrentar problemas quando não poderem mais estar presente em nossas vidas.
    Somos o espelho de nossos pais!
    Parabéns pelo texto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tive que segurar as lagrimas! ;p
    Achei que você tinha dado um ctrl+c ctrl+v em algo da net, mas depois vi que foi você mesmo que fez. huahua
    Melhorando a forma de escrever a cada dia. Muito bom! Parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!!!

    Jogou rijamente na cara o que passamos a vida inteira NÃO enxergando.

    Destaque para os dois primeiros parágrafos. Narrativa perfeita!

    Um abraço e muito sucesso! Tem talento, cara!

    ResponderExcluir
  9. Você tem muita razão nisso que falou, mas a verdade é que nem todas as pessoas tem essa maturidade e quando acontece uma tragédia dessas a pessoa fica completamente desnorteada, sem chão e não tem cabeça pra pensar como você!

    Vo te seguir!

    ResponderExcluir
  10. Gente do Céu... esse é meu piolho!!!
    Que orgulho... snif...
    Chega tô realmente emocionado, cara! Texto brilhante! e muito bem escrito!
    imagino o fundo de verdade de onde tirou isso!
    Grande abraço, e CONTINUE ESCREVENDO!

    ResponderExcluir
  11. Vinicius, muito bom cara, texto PERFECT!!!

    PARABÈNS.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito desse texto.
    Temos q amar as pessoas, enquanto estamos perto, pois não sabemos o amanhã. ;)

    ResponderExcluir